A Importância de uma Parceria Nearshore na Indústria Fintech

A Importância de uma Parceria Nearshore na Indústria Fintech

Junho 19, 2024

Este Website usa cookies

No mundo acelerado da tecnologia financeira, as parcerias estratégicas são fundamentais para impulsionar a inovação e a eficiência operacional.

Com uma forte ênfase em soluções centradas no cliente, a PrimeIT tem sido um parceiro de confiança para inúmeras empresas mundiais. Uma destas colaborações de sucesso foi entre a Prime Nearshore e uma empresa líder em pagamentos bancários online sediada na Suécia.

 

O Cliente: Um Pioneiro em Open Banking

O nosso cliente promete fazer com que nunca mais queiras pagar com cartão bancário – e milhões de pessoas concordariam com a afirmação. Pioneiro no mundo dos pagamentos bancários online, o nosso parceiro trata-se de uma empresa fintech sueca, criada em 2008, com sede em Estocolmo.

Uma das primeiras a reconhecer o potencial dos pagamentos instantâneos conta-a-conta (A2A), a empresa oferece soluções de pagamento bancário online, permitindo que os consumidores realizem compras e pagamentos a partir das suas contas bancárias, sem a utilização de um cartão ou de uma aplicação, e de forma totalmente gratuita.

Actualmente presente em 33 mercados, o serviço do nosso cliente é utilizado por milhares de comerciantes dos mais variados sectores, incluindo comércio electrónico, viagens, serviços financeiros e jogos. A sua rede suporta mais de 12 mil bancos em todo o mundo e chega a mais de 650 milhões de consumidores.

 

O Desafio: Construir um Delivery Centre

O nosso cliente enfrentava um mercado de recrutamento bastante agressivo em Estocolmo e estava a experienciar dificuldade em contratar os melhores profissionais para as suas equipas.

A empresa tinha o objectivo claro de chegar a mais mercados europeus e, como tal, a necessidade de expandir rapidamente as suas equipas de desenvolvimento tornou-se evidente.

Com a promessa de qualidade a preços mais competitivos, surgiu então a solução de contarem com equipas especializadas de Nearshore, e decidiram pedir à Prime Nearshore para construir um delivery centre focado nos pay-ins.

 

Os principais desafios do projecto

Fazer crescer uma equipa da estaca zero para 15 pessoas, depois para 30 e finalmente para mais de 60 pessoas não é uma tarefa fácil, especialmente num mercado tão competitivo como Portugal.  De forma a ultrapassarmos os desafios da contratação de um elevado número de colaboradores em simultâneo, trabalhámos lado a lado com o nosso parceiro e assumimos um quadro de responsabilidades bem definido.

Para isso, contámos também com stakeholders específicos que nos ajudaram a qualificar consultores alinhados com o âmbito do projecto, o que nos possibilitou garantir os melhores profissionais em tempo recorde.

 

A Nossa Solução

O cliente procurou a experiência da Prime Nearshore para desenvolver um delivery centre dedicado, centrado em pay-ins, adaptado às suas necessidades específicas. A principal necessidade passava pela criação de diversas equipas com ligação à Suécia, para que ficássemos responsáveis por todos os pay-ins com os bancos europeus.

Lançámos o projecto com três equipas de desenvolvimento no decorrer dos primeiros dois meses e aumentámo-las para 45 consultores a nível mundial no primeiro ano. Além disso, criámos três equipas operacionais para dar apoio às operações comerciais da empresa, oferecendo suporte de primeira e segunda linha, e assumimos a gestão de processos KYC e AML, com um acréscimo de 20 consultores.

O projecto envolveu o contacto direto com os bancos para conceber e implementar os pay-ins, bem como o suporte contínuo e a análise de fraudes, tanto a nível dos utilizadores como dos comerciantes. No pico do projecto, contámos com uma equipa de mais de 60 pessoas.

As Nossas Equipas

– 8 equipas de Product Development

– 4 Product Owner

– 1 Delivery Manager

 

Cada equipa incluía um Tech Lead, um Scrum Master e 3 programadores. Além disso, contámos com 4 Product Managers que ficaram responsáveis por duas equipas cada, divididas por país.


Principais Tecnologias Utilizadas

O projecto foi desenvolvido principalmente com recurso às tecnologias Java e Spring, com o objectivo de realizar vários pay-ins com bancos europeus.

Duração do Projecto

O projecto durou cerca de quatro anos, de 2019 a 2023, desde a concepção das equipas até à abertura do escritório do cliente em Lisboa. Dado o sucesso da iniciativa, o cliente decidiu internalizar vários profissionais da nossa equipa.

 

O Resultado: Uma Parceria de Longo Prazo

O principal objectivo deste projecto passava por capacitar o nosso cliente de forma que conseguisse marcar presença nos mercados mais rapidamente do que o esperado, expandindo o seu negócio.

Assim, a parceria com a Prime Nearshore teve resultados positivos significativos – a abertura de um escritório em Lisboa foi fruto deste excelente trabalho e cumpriu o principal objectivo do cliente. Hoje, grande parte da equipa que construímos continua a trabalhar com eles.

A parceria entre a empresa fintech e a PrimeIT é um testemunho do poder da colaboração na promoção da inovação e da excelência operacional. Ao tirar partido da experiência tecnológica da PrimeIT, o nosso cliente estabeleceu com sucesso um delivery centre especializado, o que permitiu abrir portas ao crescimento do seu negócio.

 

Também estás à procura de um parceiro de TI? Contacta-nos e vamos começar!