A Transformação Digital nas Organizações Impactos e Desafios

A Transformação Digital nas Organizações Impactos e Desafios

Setembro 28, 2022

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Actualmente, qualquer organização de sucesso terá defrontado, em algum momento do caminho, contrariedades associadas ao seu processo de transformação digital. Rumo à digitalização, enfrentamos desafios, mas também novas oportunidades e, no entanto, estas vantagens ilimitadas ultrapassam em muito as desvantagens. Deste modo, ser bem-sucedido(a) na implementação da estratégia digital significa agir proactivamente hoje e estar capacitado(a) para tecnologias disruptivas e novas tendências de consumo.

Com os novos avanços tecnológicos, executar uma estratégia de transformação digital requer energia e investimento. A estrada é longa e complexa, mas uma rota estratégica e bem definida é “meio caminho andado”.

 

O que é a transformação digital?

Antes de avançarmos mais, analisemos os básicos: o que é a transformação digital? Simboliza uma mudança no paradigma do ethos empresarial e na forma como a empresa utilizar novas tecnologias e as melhoras práticas para desencadear a mudança nos seus processos e serviços, gerir equipas, melhorar a experiência do consumidor e acelerar os métodos produtivos/project delivery. É um modo completamente inovador de pensar que se estende a todos os aspectos do negócio.

Oportunidades falhadas e erros que mais tarde se pagam caro podem dever-se a vários factores mas, frequentemente, a falta de know-how e orientação ditam o fracasso das estratégias digitais.

Qualquer mudança acarreta, inevitavelmente, medo por antecipação e dificuldades. Porém, reconhecer os obstáculos colocados pela transformação digital ajuda as empresas a estar mais bem preparadas para responder às dificuldades e ao desconhecido, enquanto identificam oportunidades para capitalizar os seus negócios.

A transformação digital também se faz de desafios

Sumariando, os desafios mais comuns para a transformação digital de uma empresa são:

A introdução de novas tecnologias e processos: Lidar com a mudança pode ser difícil. A adopção em larga escala de novos processos e tecnologias é um desafio, nomeadamente quando o pensamento dominante é o de que nada há de errado com o método antigo de trabalhar. A resistência é uma resposta humana à mudança, mas quando um líder de equipa proporciona formação e apoio contínuo, comunicando igualmente o quê, o porquê, quem, quando e onde, bem como a forma como o sucesso vai ser avaliado, estas novas ferramentas e processos serão mais facilmente recebidos pelos colaboradores.

Compreender o consumidor: Sempre que uma organização se predispõe a ouvir e compreender o consumidor e as suas preferências, as probabilidades das suas acções serem bem recebida aumentam. Porém, o consumidor não é estático e está em constante evolução. As empresas não devem ser surpreendidas, mas ágeis.

Carência de competências técnicas: Uma equipa especializada em IT é a melhor aliada de qualquer transformação digital. Muitos projectos de transformação são postos em pausa pela dificuldade de recrutar especialistas na área. Este fenómeno parece ser crítico e sem um fim à vista, apesar de necessidade urgente das empresas em adoptar soluções inovadoras.

Volume de data digital: O volume gigantesco de dados digitais pode gerar uma sobrecarga de informação. Esta avalanche de data não é apenas difícil de analisar, como o seu armazenamento, recuperação e proteção se podem tornar muito dispendiosos. Apesar de tudo, as empresas estão perfeitamente conscientes dos benefícios que soluções de IT podem oferecer para gerir e organizar efectivamente a informação digital.

Segurança: Também a cibersegurança é um dos principais trunfos das entidades. Como vimos, o volume da informação é uma das principais provações para as empresas porque a conversão de informação em formato físico para digital as torna mais vulneráveis a ciberataques. Violações de dados colocam as organizações em situações de vulnerabilidade e a resolução pode custar-lhes muito mais do que poderiam imaginar.

Mas traz também inúmeras oportunidades

Experiência de consumidor optimizada: Sabes aquela música dos Queen “I want it all. And I want it now?”. Os consumidores querem respostas para os seus problemas, e querem-nas rápido. As soluções de inovação digital beneficiam o consumidor final e asseguram uma experiência mais simples e intuitiva. Garante-se, assim, menor margem para erros, comunicação mais próxima, operações mais eficazes e uma estratégia de negócio integrada e global.

Decisões baseadas em informação: A informação vale ouro. Mas é o que se faz com ela que lhe confere valor. Informação em contexto faculta uma vantagem competitiva e permite com que as empresas tomem decisões estratégicas fundamentas pela realidade, ao invés de instinto, opiniões ou senso comum. Data dá valor estratégico a qualquer negócio.

Agilidade e produtividade: A transformação digital nas organizações torna-as mais ágeis e flexíveis.  A inovação tecnológica e a automatização agilizam os processos enquanto diminuem a percentagem do erro, estimulando a eficácia e produtividade.

Melhor utilização dos processos: A automatização de processos manuais e a integração de data digital capacita a equipa e diminui os ciclos de vida do desenvolvimento.

 

A tecnologia é o foco da transformação e a consultoria IT ajuda a compreender como todos os processos podem ser integrados. Conheça as nossas soluções de IT, porque a tecnologia está no nosso ADN.