Como a entrega contínua se relaciona com a metodologia Agile
Como a entrega contínua se relaciona com a metodologia Agile
Setembro 20, 2023
A metodologia Agile surgiu para dar um boost ao desenvolvimento de software e, ao mesmo tempo, atribuir mais valor ao produto digital em desenvolvimento. O bom funcionamento desta metodologia depende de dois pilares, sendo um deles a “entrega contínua”.
Esta metodologia surgiu, em 2001, para fazer face às barreiras que developers encontram quando desenvolvem software. Este método de trabalho passa, então, por criar processos mais versáteis e transparentes, que aumentem a produtividade e a qualidade do produto enquanto valoriza quem o desenvolve.
Do sector tecnológico, a metodologia Agile saltou para outras áreas de forma a aumentar a produtividade dessas empresas.
Tabela de conteúdos
A relação entre a Entrega Contínua e a metodologia Agile
- Exemplos de Entrega Contínua em metodologia Agile
- Os princípios-chave da Entrega Contínua na metodologia Agile
- Como a Entrega Contínua acrescenta valor ao produto final
O que é a Entrega Contínua?
A Entrega Contínua (ou “Continuous Delivery”) é uma extensão fundamental da metodologia Agile, aliado ao pilar da integração contínua. O primeiro, em particular, envolve dividir o código-fonte em várias partes e testar modificações feitas nesses trechos num ambiente realista. Só depois entregar essa parte do código para a produção do software.
Enquanto parte da metodologia Agile, a Entrega Contínua permite a automatização de qualquer tipo de testes antes que esse trecho de código seja implementado no software em produção.
Com a Entrega Contínua, as empresas conseguem desenvolver um produto digital com menos falhas e acelerar o lançamento do mesmo para o mercado.
Entrega Contínua VS Integração Contínua
Enquanto pilares da metodologia Agile, a Entrega Contínua e a Integração Contínua andam lado a lado e fazem com que as equipas desenvolvam produtos digitais de forma mais eficiente.
Se, por um lado, a Entrega Contínua é responsável pelos testes e implementação de trechos do código-fonte na cadeia de produção de um software, a Integração Contínua envolve desenvolver pequenas partes do código à parte de forma a serem integradas no corpo do código principal.
Assim, a Integração Contínua acompanha todas as fases do ciclo de vida de um software e permite que todos os developers desenvolvam código sem atropelar o código de um dos colegas.
A relação entre a Entrega Contínua e a metodologia Agile
A metodologia Agile, que presume a criação de processos mais versáteis, permite a implementação automática e, desta forma, faz com que a equipa de desenvolvimento produza mais, em menos tempo, e com maior qualidade.
Dado que a Entrega Contínua é uma extensão da metodologia Agile, esta é usada para para acelerar o desenvolvimento de software. É através da deste pilar do método de desenvolvimento Agile que os developers podem fazer correr testes automáticos (de API, segurança, end-to-end, entre outros).
Exemplos de Entrega Contínua em metodologia Agile
A Entrega Contínua tem várias aplicações dentro da metodologia Agile. Como foi já referido, esta extensão da metodologia é utilizada para automatizar todo o tipo de testes e acelerar a integração de trechos de código no código-fonte.
Estas não são, contudo, as únicas aplicações da Entrega Contínua:
- Em conjunto com a integração contínua, permite que developers trabalhem em várias partes do código em simultâneo.
- Presume a existência de um repositório de código, no qual trechos são deixados para serem testados e integrados.
- Incentiva à colaboração entre developers, assim como à transparência nos processos.
Os princípios-chave da Entrega Contínua na metodologia Agile
A Entrega Contínua, para que sejas funcional e cumpra os seus objectivos, deve ser implementada segundo 5 princípios-chave:
- Melhorar a qualidade do software – O desenvolvimento deve ter em conta a qualidade do produto final, desde o início do processo de produção.
- Produção dividida em pequenas partes – Desta forma, o risco de erros é minimizado.
- Pessoas resolvem problemas, computadores desempenham tarefas repetitivas – Ao automatizar testes e integração, os developers ficam livres para serem inovadores.
- Evolução contínua – A Entrega Contínua é um processo repetitivo na qual os processos evoluem de acordo com feedback.
- Responsabilidade partilhada – Toda a equipa é responsável pela qualidade do produto final e o sucesso do mesmo.
Como a Entrega Contínua acrescenta valor ao produto digital
Enquanto pilar da metodologia Agile, a Entrega Contínua (em conjunto com a Integração Contínua), acrescenta valor ao produto digital em desenvolvimento através das suas diversas aplicações.
Ao adoptar o Agile enquanto método de produção, a Entrega Contínua irá ter impacto:
- Nos frutos do investimento tecnológico, que passam a ser mais visíveis já que a produção e rentabilidade são avaliadas regularmente.
- No acelerar de time-to-market, com o lançamento de updates mais frequentes.
- Na minimização de riscos, que assegura a qualidade do software em desenvolvimento.
- Na cultura de responsabilidade partilhada que, mais tarde, irá acrescentar valor ao produto.