Cultura Organizacional da PrimeIT: a fórmula do sucesso

Cultura Organizacional da PrimeIT: a fórmula do sucesso

Novembro 5, 2020

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A PrimeIT é reconhecida no mercado tecnológico por ter uma cultura organizacional marcada pela boa disposição. O investimento que a consultora faz no acolhimento de novos funcionários, em eventos, pequenas acções diárias e em benefícios para os seus colaboradores, tem dado frutos nos seus 13 anos de existência.

O primeiro passo desta fórmula de sucesso começa logo na integração dos novos Primers. Luís, do departamento de Recursos Humanos, questionado sobre a sua entrada na empresa refere: “senti-me como se fizesse parte da equipa há muito tempo. Todos os colegas se preocuparam em fazer a melhor integração, dando-se não só a conhecer mas também disponibilizando-se para os acompanhar e ter, para além da formação teórica, a visibilidade dos processos na perspectiva prática, o que me ajudou bastante a conseguir ter uma grande autonomia logo desde o início”. Para reforçar este testemunho junta-se Cláudia, Business Manager da equipa do Porto, realçando que na primeira semana já se sentia integrada na equipa e que sentiu “desde o início que acreditavam em mim e no meu potencial. Tudo isso fez-me sentir confortável. E ainda tive a sorte de chegar na semana do evento do Arraial do São João. Foi memorável!”. Este primeiro contacto, como parte integrante da equipa, é essencial para tornar a experiência do novo profissional na melhor possível.

Infelizmente, com a chegada da Covid-19, muitas das acções que faziam parte deste dia-a-dia tiveram que ser revistas e, segundo Maurício, consultor na empresa há quase 10 anos, “houve uma rápida resposta às necessidades do novo momento que estamos a viver” e das várias medidas adoptadas, as mais aplaudidas foram “ter apoiado o teletrabalho desde o início desta pandemia”, assim como a “continuação das ofertas de formação (em online)”, opinião da Inês, também ela consultora de IT. Para Luís, após o período de adaptação, a PrimeIT conseguiu “superar todas as barreiras”, mantendo todo o “trabalho e dedicação, de forma remota e segura”. Contudo, ficar em casa não significou a perda da identidade da consultora que desafiou a sua equipa interna com várias actividades, como nos conta Cláudia, “fizemos um LipSync, criamos a nossa playlist no Spotify e claro, não prescindíamos dos coffee breaks online diários, onde falávamos de tudo, tal como nas pausas do escritório”.

Com o lema “Levamos a felicidade muito a sério” sempre presente, e defendido com garra pelos colaboradores da empresa 100% portuguesa, é muito importante que este espírito se mantenha contínuo, independentemente de factores externos, como a pandemia que se apoderou do nosso país. Luís, como responsável do Prime Academy, refere que “investimos muito nos nossos programas, para apresentarmos as melhores soluções, sejam parcerias, formações, entre outros. Os nossos Primers podem também contar com toda a dedicação da equipa e dos vários departamentos para que tenham o apoio necessário sempre em tempo útil”. Também Cláudia, questionada sobre de que forma este lema tem de facto um impacto positivo no dia-a-dia de um Primer, responde que “a maioria das horas úteis do nosso dia é passada no trabalho e quando nos sentimos bem na empresa onde estamos, deixamos de ver as horas a passar no relógio. Sentir que estamos integrados numa empresa que se importa igualmente com a nossa evolução profissional assim como conforto pessoal, e que está atenta às dificuldades do quotidiano, permite-nos ser melhor no dia seguinte”.

Assim que seja possível, a PrimeIT irá retomar, de forma consciente e segura, todas as actividades que exaltam a cultura organizacional da empresa e que lhes confere a confiança dos seus colaboradores, como refere Maurício mencionado que esta “empresa dá-nos segurança e honra os seus compromissos”, entre outros motivos pelos quais os restantes três entrevistados recomendariam a consultora tecnológica a um amigo.