IaaS, PaaS e SaaS: a estrutura, as diferenças e o profissional da Cloud

IaaS, PaaS e SaaS: a estrutura, as diferenças e o profissional da Cloud

Março 16, 2021

Este Website usa cookies

O nosso consultor Paulo, Engenheiro de Infraestruturas, trabalha diariamente em Cloud e agora mostra-nos o que está por trás de cada modelo e o que são as funções de um Administrador de Sistemas, incluindo as suas responsabilidades primárias e adicionais:

 

“É comum vermos as siglas IaaS, PaaS e SaaS, no entanto, é um tema que ainda gera dúvidas, até mesmo para os profissionais de tecnologia e, principalmente, para pessoas que não são entendidas no mundo do IT. Para responder a todas as questões, de seguida apresento uma pirâmide que mostra exactamente as diferenças entre estes modelos:

 

 

O IaaS substitui a infraestrutura interna, como servidores, rede, armazenamento. O PaaS inclui o que se passa dentro dos servidores, ou seja, servidores-web, interpretadores de linguagens de programação, compiladores, etc. Por fim, o SaaS substitui o software que é criado e executado como resultado do que se faz com a plataforma, tais como, serviços de e-mail, gestão de projectos, CRM, etc.

 

O que é um Administrador de Sistemas em Cloud?

Um Administrador de Sistemas em Cloud é responsável por trabalhar num ambiente misto de software Windows e Unix/Linux. A responsabilidade do indivíduo é administrar os serviços de infraestrutura em Cloud, liderando, supervisionando e mantendo um ambiente de computação multiutilizador de acordo com os requisitos da organização. Para tal, deverá ter um forte conhecimento técnico de máquinas virtuais, armazenamento e redes (IaaS). Este profissional terá de desenvolver, configurar, implementar e administrar os sistemas que compõem a plataforma de Cloud subjacente, auxiliando a configuração de sistemas em Cloud pública ou privada.

Nas suas responsabilidades insere-se também a monitorização e alteração dos sistemas de acordo com a metodologia prescrita. O Administrador de Sistemas é quem estabelece e executa as operações na Cloud de acordo com as especificações e parâmetros, selecciona os fornecedores, tendo em mente os requisitos da empresa, e implementa sistemas com boa relação custo-benefício que atenderão também aos requisitos técnicos da organização. É muito importante que um profissional de sistemas em Cloud tenha bom conhecimento de Sistemas Operativos, Active Directory, IIS, SQL Server, Azure, AWS, GCP e outras tecnologias baseadas no Windows e Unix/Linux. É também relevante que tenha capacidade de configurar máquinas virtuais (VMs), Armazenamento e Redes/Segurança.

Um Administrador de Sistemas em Cloud trabalha em coordenação com o departamento de IT para desenvolver e dar suporte à infraestrutura em Cloud, Windows ou Unix/Linux. Geralmente fornece assistência técnica, resolve problemas operacionais e auxilia na administração de serviço em Cloud e ambiente dos servidores já mencionados. Aqui estão algumas das responsabilidades adicionais, que estão sob a alçada do seu trabalho:

– Instalar e solucionar problemas:

O profissional instala e configura o sistema operativo em fornecedores de IaaS em Cloud e é também a pessoa certa para resolver e fornecer qualquer assistência sobre problemas do sistema. Faz parte das suas funções analisar a configuração e a segurança da rede dos sistemas, para se certificar de que estão actualizados e a funcionar correctamente, enquanto administra e actualiza também os sistemas operativos.

– Implementar e integrar:

O técnico geralmente monitoriza e analisa os recursos e o desempenho dos sistemas. Compara, avalia e implementa novas tecnologias, enquanto integra sistemas no ambiente de computação. É também da sua responsabilidade documentar a infraestrutura dos sistemas para a conveniência da organização.

– Segurança e estratégias:

O Administrador de Sistemas em Cloud deve fornecer toda a assistência necessária aos servidores em Cloud, incluindo configurações de segurança, correcção e solução de problemas. Ajuda ainda a manter as estratégias, políticas e procedimentos de segurança da organização.

O papel dos administradores de sistemas evoluiu muito para incorporar o uso crescente de cloud computing, que tem um importante papel na evolução tecnológica das empresas.”

 

Paulo Ferreira – Senior IT Consultant