Joana Leal: há 10 anos a fazer parte da história da PrimeIT

Joana Leal: há 10 anos a fazer parte da história da PrimeIT

Junho 4, 2020

Este Website usa cookies

1. Joana, PrimeIT é sinónimo de quê?

PrimeIT é sinónimo de IT, de crescimento, de equipa, de respostas assertivas. É, acima de tudo, sinónimo de consultora ambiciosa.

 

2. Como é que chegaste, então, a esta consultora ambiciosa?

Confesso que é uma história muito gira e diferente das habituais contratações. Há 10 anos, eu estava em casa, a um sábado à noite, e recebi uma chamada do Ricardo Carvalho, o nosso Founder. Ele questionou-me sobre uma apresentação que eu tinha feito numa outra empresa, há 3 anos, onde nos tínhamos cruzado, e que lhe tinha ficado na memória até então. No decorrer da conversa perguntou-me como é que eu estava, se estava feliz no sítio onde estava a trabalhar e se não queria saber mais sobre a PrimeIT. E assim, com uma simples chamada a um sábado a noite, o Ricardo mudou a minha vida e para quem tenho uma palavra: obrigada!

 

3. Se tivesses que resumir estes teus 10 anos de PrimeIT numa palavra, qual seria e porquê?

Se eu tivesse que resumir estes 10 anos escolheria a palavra “paixão”. Isto porque eu sou apaixonada pela PrimeIT e, de facto, esta década demonstra isso mesmo. Eu acho que, hoje em dia, para estarmos 10 anos numa empresa, é preciso sermos apaixonados por aquilo que fazemos e pelas pessoas com quem trabalhamos. E eu sou muito apaixonada por aquilo que faço e pelas pessoas com quem tenho a sorte de trabalhar diariamente.

 

4. Qual o momento mais marcante do teu percurso na PrimeIT?

O momento mais marcante na PrimeIT…  (risos) É difícil responder a isso! Em 10 anos houve mesmo muitos momentos marcantes mas há um que me marcou muito. Não acontece directamente no contexto da PrimeIT mas sim no grupo em que nos inserimos. Eu estava, mais ou menos, há um ano na PrimeIT, portanto, relativamente há pouco tempo, e o Ricardo Carvalho decidiu criar a segunda empresa do grupo e confiou em mim para ser responsável por essa árdua tarefa. Criar uma empresa nova envolve muito trabalho e responsabilidade, porque é começar do zero, sabendo que era preciso contratar os primeiros Managers, os primeiros consultores e estabelecer relações com os primeiros clientes. Tudo isto me obrigou a sair completamente da minha zona de conforto mas foi um desafio que me fez crescer muito profissionalmente. Para além deste momento, seguiram-se muitos outros porque todos os anos, na PrimeIT, nos desafiamos a fazer mais e melhor. Na realidade, destaco este episódio mas, em 10 anos, podia mesmo destacar muitos outros porque defendo que são todos esses momentos, juntos, que tornam este meu percurso tão especial.

 

5. A evolução de carreiras na PrimeIT é uma realidade e tu és uma prova disso, certo?

Sim, sem dúvida!! Após a chamada do Ricardo Carvalho, comecei como Business Manager em Janeiro e ainda não tinham passado 12 meses quando me lançaram o desafio de dar início à segunda empresa do grupo. Eu inicialmente recusei o cargo porque achava que estava há pouco tempo na PrimeIT e que não tinha ainda a experiência necessária para ficar a liderar esta aventura. Na altura o Ricardo disse-me, com muitas certezas, “mas tu és a pessoa que eu quero que fique à frente deste desafio e, por isso, tens de ir!”. Foi esta confiança dele que me fez aceitar o cargo e ainda bem que o fiz porque transformou a minha vida e fez de mim aquilo que eu sou hoje. Passado algum tempo do projecto, regressei à PrimeIT, de onde tinha saído como Business Manager e onde voltei como Directora Executiva, ou seja, mais um desafio! O que comprova o que disse anteriormente, todos os anos há um novo desafio nesta empresa.

 

6. Quais as características da tua identidade que sentes que passaram para a identidade da PrimeIT?

Eu não sei se foram algumas características minhas que passaram para a identidade da empresa mas há alguns aspectos da minha personalidade que eu identifico claramente na PrimeIT. A ambição, o gosto por trabalhar, por apresentar soluções e a vontade de fazer acontecer, são todos aspectos em que eu me revejo-me e que são também características da base da actuação da empresa.

 

7. O que é que a PrimeIT te ensinou?

Eu tenho aprendido muito! Todos os dias somos submetidos a realidades diferentes porque a PrimeIT é feita de pessoas, todas elas muito diferentes entre si. Isto permite-nos tirar lições valiosas diariamente porque aquilo que funciona para mim, pode não funcionar para o outro e é importante saber adaptarmo-nos às situações, aprendendo constantemente com elas.

 

8. Quais são os planos para os próximos 10 anos da empresa?

Eu defino estes 10 anos que passaram como uma década muito boa. Se olharmos há 10 anos atrás, a PrimeIT estava num ponto totalmente diferente daquele em que está hoje e cada ano foi muito importante para o crescimento da empresa. Nós nunca fizemos num ano aquilo que já tínhamos feito no anterior, foram muito diferentes entre cada um deles e altamente desafiantes, mas sempre acompanhados de uma curva de crescimento. Assim, para os próximos 10 anos, eu quero para a PrimeIT um crescimento acentuado e objectivos ambiciosos. Se não tivermos ambição, dificilmente chegamos onde queremos e não nos sentiríamos realizados. E a minha ambição é clara, eu quero que, daqui a 10 anos, a nossa empresa alcance os 10 mil Primers… e é para isso que vamos trabalhar!