Nuvem híbrida e inovação – Impulsionando a transformação digital
Nuvem híbrida e inovação – Impulsionando a transformação digital
Novembro 7, 2023
Com uma infraestrutura própria, as nuvens híbridas reflectem as linhas ténues que separam uma nuvem privada e pública. Se ambas são soluções funcionais para empresas, combinar ambas é a solução mais proveitosa.
Não é por acaso que as nuvens híbridas têm sido a configuração em que as empresas actuais mais têm apostado. Por combinar vários recursos e serviços tecnológicos de hardware e software, esta configuração de cloud computing destaca-se por ser uma solução mais ajustada às necessidades específica de cada empresa.
Ao combinar as melhores características das nuvens públicas e privadas, as nuvens híbridas permitem uma série de aplicações como a portabilidade de dados e documentos entre diferentes ambientes e a conexão entre múltiplos dispositivos móveis e computadores.
Neste artigo, iremos rever o que é uma nuvem híbrida e quais os benefícios de implementar a computação em nuvem este sistema, assim como a forma que este tipo de cloud computing potencia a inovação e a transformação digital.
Tabela de conteúdos
Como as nuvens híbridas podem potenciar a inovação?
O que é a nuvem híbrida?
A integração perfeita entre nuvem pública (e propriedade de terceiros) e nuvem privada (com localização nas infraestruturas de uma empresa) num ambiente de cloud computing e armazenamento – assim se distingue uma nuvem híbrida das demais.
Este tipo de nuvem tem diversas aplicações e benefícios para empresas e equipas de desenvolvimento web. Entre elas, a nuvem híbrida permite uma maior flexibilidade e espólio de recursos tecnológicos que uma empresa pode utilizar como data centre. Assim, será possível estar à altura de picos de trabalho e escalar processos consoante pedidos.
A nuvem híbrida é também uma infraestrutura que possibilita a gestão de procedimentos e pedidos, assim como a portabilidade de dados entre duas plataformas distintas.
A combinação destes dois ambientes (publico e privado) tem repercussões positivas na integração de processos e sincronização de dados e informação para que todas as equipas implicadas num projecto tenham acesso em tempo real.
E, porque sincroniza e faz back-ups de dados nas nuvens pública e privada, a nuvem híbrida permite ainda recuperar mais rapidamente de um desastre ou disrupção no centro de dados.
Implementar uma nuvem híbrida – Os benefícios
Além das vantagens apontadas acima, implementar um sistema de nuvem híbrida tem ainda diversos benefícios para as organizações, tanto a nível de custos como gestão de operações.
- Controlo de custos – Com a ajuda de ferramentas de monitorização de armazenamento, as organizações podem ter uma maior noção dos custos dos serviços das nuvens e das operações relacionadas com a nuvem híbrida.
- Agilidade – Negócios de produtos digitais precisam de se adaptar constantemente. Com uma nuvem híbrida, estes conseguem ser mais ágeis a activar, suspender e partilhar recursos.
- Escalabilidade – Por terem mais controlo sobre os dados que detêm, é mais fácil expandir ou reduzir equipas para albergar projectos de diferentes dimensões. Além disso, as nuvens híbridas permitem programar automações mais rapidamente de forma que os procedimentos sejam mais eficientes.
- Rapidez – O facto de permitir a optimização da rede e reduzir latência durante os processos de produção, este tipo de cloud computing aumenta a rapidez de desenvolvimento.
- Segurança – Com a agilidade e rapidez, a nuvem híbrida providencia maior controlo sobre informação confidencial e, consequentemente, tem influência positiva nas estratégias de cibersegurança.
Como as nuvens híbridas potenciam a inovação?
Através dos benefícios apresentados acima, empresas de desenvolvimento de produtos e serviços digitais conseguem estar na linha da frente da inovação.
A primeira razão prende-se pelo alocar de recursos e tempo a tarefas que realmente potenciam a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Além disso, permite ainda que empresas testem novos recursos de forma mais eficiente e sem que percam tempo.
A conectividade entre as duas nuvens é outro factor que potencia a inovação. Isto é, vários dispositivos em diferentes localizações podem estar ligados a uma nuvem para optimizar tarefas, utilizar recursos e distribuir novas aplicações de forma mais eficiente.
Estas características podem ser utilizadas para deixar espaço para a criatividade e inovação em diferentes sectores, como a indústria, saúde, educação, serviços financeiros, entre outros.
E, quando se fala em inovação na área das TI, fala-se também de transformação digital.
A tecnologia cloud computing híbrida ao serviço da transformação digital
A transformação digital tem sido a bandeira de diversos países nos últimos anos, com largos investimentos em inovação e aplicações de tecnologias emergentes ao serviço dos cidadãos. Mas a transformação digital não atinge só serviços públicos: esta está em andamento também em entidades privadas.
Com a nuvem híbrida, as empresas podem desenhar e desenvolver produtos digitais inovadores mais rapidamente, dado que têm acesso a dados e à sua análise em tempo real. Este acesso permite que se tomem decisões mais acertadas para melhorar processos de produção a custos menores.
Com esta solução de cloud computing, as empresas também conseguem poupar recursos financeiros, visto poderem escolher opções mais vantajosas em termos de nuvem pública e nuvem privada. Assim, enquanto protegem os seus dados mais valiosos numa nuvem privada, as equipas podem continuar a trabalhar em projectos e partilhar outras informações.
Conclusão
Ao combinar nuvens públicas (localizadas fora das instalações de uma empresa) e privadas (normalmente localizadas dentro das instalações privadas de uma organização), as nuvens híbridas conectam equipas e potenciam a inovação, assim como a transformação digital.
Este tipo de cloud computing é característico por dar mais flexibilidade às empresas no que toca a reduzir custos e aumentar o armazenamento e a segurança dos dados. Além disso, a nuvem híbrida ainda permite escalabilidade mais eficiente, maior rapidez no desenvolvimento de produtos e serviços digitais.