O que é Infrastructure as a service (IaaS)?
O que é Infrastructure as a service (IaaS)?
Julho 14, 2022
Infrastructure as a service (IaaS) é uma das quatro soluções de computação na cloud (cloud computing), ao lado de Software as a service (SaaS), Platform as a service (PaaS) e sem servidor (serveless). Cada um destes modelos responde a diferentes necessidades e disponibiliza vários níveis de monitorização, segurança e flexibilidade. Todavia, para muitas empresas, desde start-ups aos grandes players do mercado, IaaS é a opção mais atractiva pela sua conveniência e escalabilidade.
Em contraste com os dispositivos de armazenamento nas próprias infraestruturas, “alugar” recursos na Cloud tornou-se tendência para muitas organizações. Hoje, a nossa atenção vai concentrar-se nas vantagens das soluções de IaaS, um modelo que se está a tornar numa commodity para o universo empresarial.
O que é Infrastructure as a service?
IaaS é um modelo de cloud computing que disponibiliza recursos de computação, armazenamento e rede a empresas sem capacidade de adquirir ou gerir internamente a infraestrutura. Assim, ao invés de comprar estes recursos, para inúmeros negócios agile, “alugar” espaço na Cloud e optar por migrar a infraestrutura da sua organização para uma solução de IaaS, tornou-se numa prioridade.
À imagem de um serviço de outsourcing, podemos conceber o modelo de IaaS como “hardware como um serviço” em que, na grande maioria dos providers, os clientes apenas pagam pelos recursos que realmente utilizam.
Hoje, os cinco principais fornecedores de IaaS do mercado são: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP), Alibaba Cloud e IBM Cloud.
No actual cenário, IaaS é amplamente utilizado para:
– Backup, armazenamento e recuperação de informação;
– Data warehousing;
– Desenvolvimento e teste de aplicações;
– Big data analysis;
– Alojamento de websites e aplicações de alta performance;
– Além disso, muitas empresas usam IaaS para suportar deployments híbridos na Cloud.
Quais as principais vantagens de IaaS?
Agora que já examinámos este modelo de serviço de computação na Cloud, debruçar-nos-emos sobre algumas das características que “piscam o olho” a muitas empresas:
Um modelo economicamente atractivo: O sistema de custos “pay-as-you-go” – que caracteriza o modelo IaaS – baseia-se no consumo efectivo de recursos e permite a contenção de gastos, pois evita que se pague pela capacidade não utlizada. Questões como os custos de compra, instalação, manutenção e actualização do equipamento de networking deixam de se colocar. IaaS é, também, uma escolha inteligente para empresas que precisam de testar novos projectos ou organizar alguns temporários.
Que oferece flexibilidade: A infraestrutura deve acompanhar o crescimento do negócio. Deste modo, a capacidade de responder à mudança e tirar partido das oportunidades torna o serviço IaaS bastante popular para qualquer empresa em crescimento. Por isso, a flexibilidade é uma das suas maiores vantagens, já que permite que os negócios facilmente aumentem e reduzam as suas soluções de IT.
Tem foco no crescimento do negócio: O modelo IaaS não só garante uma flexibilidade e eficiência superiores, como também permite que os departamentos internos poupem energia e tempo. É tão simples como dizer adeus a tarefas indesejáveis como, por exemplo, trabalhos de instalação de manutenção de componentes, que, neste caso, se tornam responsabilidade do fornecedor do serviço. Quando comparado com sistemas convencionais de armazenamento na própria organização, a solução Infrastructure as a service permite concentrar estes esforços em actividades core do negócio.
E com maior segurança: A segurança é outra das vantages do IaaS. O fornecedor ideal de serviços de computação na Cloud implementa políticas rigorosas de protecção, sobretudo quando comparadas às medidas practicadas internamente. Por essa razão, é importante escolher o parceiro ideal e conhecer as suas políticas de segurança.
Nos “velhos tempos”, disquetes, CD-ROMs e, mais tarde, pens USB, eram presenças assíduas nos escritórios empresariais. Porém, assim que a Cloud emergiu como alternativa, o modo como as organizações armazenavam e protegiam as suas informações mudou radicalmente. De facto, motivada pela rápida transição para o trabalho remoto/híbrido dos últimos anos, a popularidade da Cloud e das soluções IaaS atingiu níveis recorde no mundo corporativo.