Prime Academy por Luís Pires: Como Se Desenha um Plano de Formação

Prime Academy por Luís Pires: Como Se Desenha um Plano de Formação

Janeiro 7, 2021

Este Website usa cookies

1. Luís, ao longo destas mais de 900 horas anuais de oferta formativa, qual o maior desafio no planeamento de uma formação?

Com um plano de formação tão preenchido e planeado ao pormenor, o maior desafio é conseguir que a formação planeada integre todos os pontos fundamentais, ao mesmo tempo que responde à timeline exigida para formação e, acima de tudo, que corresponda às expectativas dos participantes que as integram.

 

2. De que forma são analisadas as reais necessidades da PrimeIT e dos Primers?

Para que o plano de formação esteja o mais orientado possível para os colaboradores da PrimeIT é feita uma análise em três vertentes. A primeira, e a mais fundamental, é o levantamento de necessidades de formação feito junto de cada Primer, em que cada um pode detalhar as áreas em que sente necessidade de melhoria, sugerir cursos para a Prime Academy e dar sugestões acerca de cursos já realizados. A segunda análise é feita tendo em conta o número de projectos em vigor em cada área de conhecimento. Quantos mais projectos tivermos numa determinada área, maior é a necessidade de resposta para necessidades de formação que possam existir para os respectivos Primers dessa área, ou até uma duplicação de cursos para que mais pessoas possam participar em formações sobre o mesmo tema. A terceira, e última análise, tem em conta as mudanças de mercado e as tecnologias que estão a emergir ou que são mais notórias, o que nos permite antecipar uma possível necessidade de formação em temas específicos, que actualmente pode não ser visível.

 

3. Após serem encontradas as temáticas, como é estruturado o plano da formação?
Tentamos ter um plano de formação o mais harmonioso possível, distribuindo as formações pelos vários meses do ano e tendo em conta as áreas de competências que visam actuar, competências essas que são técnicas, comportamentais e linguísticas. Desta forma, no mesmo mês conseguimos ter uma formação de competências técnicas, outra de competências comportamentais e outra de competências linguísticas, permitindo aos Primers evoluir de forma equilibrada, nestas 3 vertentes.

 

4. Com a pandemia, a PrimeIT passou para uma abordagem totalmente online relativamente às formações. Como tem sido o feedback dos Primers?

Apesar de darmos muita importância à formação presencial, com a pandemia decidimos tornar as nossas formações 100% online, apostando no modelo Live Training. Este modelo permite-nos simular o que seria uma formação presencial, estando cada participante ligado à sala virtual, onde podem ver o formador em real-time e interagir com o mesmo e com a restante turma. Esta tem sido uma abordagem muito bem recebida por todos os Primers, não só pelas questões de saúde, como também pela facilidade de aceder à formação a partir de casa, onde estão a trabalhar remotamente.

 

5. Há algum desafio extra nas formações 100% online?

Há sempre vários desafios quando falamos de uma formação online, especialmente nas formações de competências técnicas e comportamentais. Formações de competências técnicas, que envolvam a utilização de computadores, requerem muitas vezes um esforço adicional para a solução de alguns obstáculos, que presencialmente seria muito mais fácil resolvê-los. As formações de competências comportamentais, que incluem tradicionalmente exercícios de grupo e dinâmicas de sala, apresentam também um desafio maior para os conseguir realizar em salas virtuais. Para além destes exemplos, existem também os desafios causados pela má ligação da internet ou pela dificuldade no acesso às plataformas usadas para as salas virtuais.

 

6. O que nos reserva a Prime Academy para 2021?

Para o ano de 2021 a Prime Academy tem como foco continuar a melhorar a sua oferta formativa e a qualidade das suas formações, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito ano após ano. Continuamos assim, a contar com os nossos Primers, que através do seu feedback, nos ajudam a atingir os nossos objectivos e, por conseguinte, nos ajudam também a corresponder às suas expectativas.