Top skills para te tornares um profissional de QA
Top skills para te tornares um profissional de QA
Outubro 21, 2022
A complexidade de uma sociedade altamente conectada e a nossa tendência humana para fazer erros (porque ninguém é perfeito) fazem com que bugs e vulnerabilidades de software sejam uma realidade quase inevitável. Estes erros podem desencadear impactos menores, mas, em circunstâncias diferentes – nomeadamente em sectores mais sensíveis como a banca, saúde ou aviação -, podem despertar o caos absoluto.
O custo de um erro pode ser devastador. Desde a falha nos sistemas do Starbucks que forçou a cadeia a oferecer café aos seus clientes americanos e canadianos, ao mais recente acidente provocado por um veículo inteligente e sem condutor da Uber que, em 2019, atropelou mortalmente uma senhora, a História conta-nos inúmeros casos em que falhas de software conduziram a perdas de milhões de euros e provocaram vítimas inocentes. Por estes e muitos outros casos que fizeram e fazem as headlines dos jornais, a área de QA (Quality Assurance) está em ascensão.
Através de testes de software manuais ou automatizados, um QA analyst é responsável por garantir que as aplicações funcionam como seria expectável e por prevenir complicações futuras. Hoje, graças às necessidades de desenvolvimento de software seguro e user-friendly, melhoria dos sistemas de IT internos e resposta às expectativas dos clientes, estes profissionais são extremamente requisitados por qualquer tipo de negócio, organização ou instituição governamental.
O que é QA?
Para as empresas, a tecnologia é fonte de estabilidade e crescimento. É uma parte integrante de qualquer indústria e segmento porque nos permite fazer mais com menos.
A tecnologia desempenha um papel fulcral nas nossas vidas e, para muitos, já é difícil imaginar um tempo em que computadores, smartphones ou outras ferramentas não estavam sempre ao nosso lado. Mas o que acontece de cada vez que a tecnologia nos falha?
Em software development, Quality Assurance permite prevenir erros ainda antes destes acontecerem. Um erro de software é, fundamentalmente, um desencontro entre o que é esperado de um acção e o resultado gerado.
QA garante software ou aplicações web consistentes através de processos regulares e estandardizados (manuais ou automatizados) e auditorias que monitorizam sistematicamente diferentes aspectos. Quality Assurance é uma disciplina de duas faces que combina uma dimensão de apoio aos processos internos de desenvolvimento com um compromisso em potenciar externamente a credibilidade e reputação das empresas junto dos seus consumidores.
O que faz um QA analyst?
QA engineers e QA analysts garantem produtos livres de defeitos e bugs. Basicamente, são responsáveis por garantir que as aplicações funcionam como deveriam.
Perguntas-te sobre as características de um QA analyst? Para teres sucesso na posição, deves ter uma combinação de experiência, soft skills, hard skills e expertise. Consultámos a nossa equipa e estas são as características que os Primers consideram mais importantes para testar e analisar software:
Pensamento crítico: Qualquer aplicação deve ser customizada de raiz e adaptada consoante as necessidades e requisitos dos consumidores. Ao longo de ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, um QA analyst eficiente consegue adoptar a perspectiva do utilizador. Pensamento crítico em software testing é crucial porque te conduz até direcções inovadoras. As organizações precisam de profissionais da área que consigam imaginar os mais variados cenários “E se…?”.
Capacidades analíticas: Característica central para qualquer QA analyst, o profissional responsável pela análise de todos os aspectos do produto ou sistema… Até porque um analista analisa, verdade?
Criatividade: Apesar da natureza analítica e estruturada associada à área Quality Assurance, é importante que não coloques limites à tua imaginação para identificar problemas inesperados e encontrar soluções inovadoras.
Precisão: Em Software Development, muitos pormenores são quase invisíveis. Por essa razão, é tão importante que consigas olhar para além do óbvio e tenhas atenção ao detalhe. É impossível garantir o “erro zero”, mas os QA analysts são encorajados a encontrar tantos erros quanto é humanamente possível.
Aprender rápido: Há sempre espaço para evoluir e é importante que mantenhas esta atitude positiva em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional, sobretudo se trabalhas ou queres vir a trabalhar nas áreas de IT. Os QA analysts devem adaptar-se regularmente a novas técnicas e ferramentas disponíveis no mercado.
Social skills e capacidade de colaborar em equipa: À medida que mais e mais empresas adoptam metodologias agile, QA analysts são encorajados a colaborar com colegas de vários departamentos. Isto requer que consigas comunicar as tuas ideias, por exemplo, a developers ou designers, que os ouças atentamente e que não tenhas receio de colocar todas as tuas questões para compreender a ideia por detrás de cada processo.
Encontra todas as nossas vagas de empregos em tecnologia aqui.