Transformação digital no sector financeiro – O papel fundamental de consultoria em tecnologia

Transformação digital no sector financeiro – O papel fundamental de consultoria em tecnologia

Janeiro 30, 2024

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O sector financeiro foi dos primeiros a abraçar a transformação digital para revolucionar operações e sistemas financeiros, facilitar transacções, e fazer deste um sector mais seguro.

Já com anos de transformação digital no sector financeiro, este sector foi também dos que teve mais benefícios ao integrar tecnologias emergentes nos processos das empresas. Tanto que está previsto que, em 2025, o digital nos mercados financeiros e bancários alcance 164 biliões de dólares.

De entre as tecnologias mais usadas para a transformação digital, a Inteligência Artificial é das que trazem mais vantagens para as instituições bancárias, estando previsto que, até 2030, essa deverá reduzir custos de operações por 22%. Além disso, as instituições financeiras viram já um aumento de 19% em satisfação do cliente.

 

Tabela de conteúdos

A transformação digital no sector financeiro

  1. O impacto do digital no sector financeiro
  2. Tecnologias mais utilizadas na transformação digital do sector

O papel da consultoria em tecnologia

  1. A consultoria em FinTech
  2. Os consultores tecnológicos e a competitividade no sector FinTech

Conclusão

 

A transformação digital no sector financeiro

A cada ano que passa, o sector financeiro tem mais processos que passam para o digital e instituições que nascem apenas nesta forma.

Tanto a partir de necessidade como de oportunidade, o sector soube aproveitar as tecnologias emergentes e pô-las ao seu serviço. E, enquanto que, para algumas instituições financeiras e bancárias, as TI são ferramentas para optimizar operações, outras fazem do digital uma parte vital do seu negócio, passando a estar integradas no ramo FinTech.

Ao fazerem uso activo das tecnologias emergentes, as instituições financeiras e bancárias conseguem manter-se competitivas.

 

O impacto do digital no sector financeiro

A transformação digital no sector financeiro teve um grande impacto nas instituições a vários níveis, especialmente com a optimização e automatização de processos.

De entre os elementos-chave que mais se alteraram com a digitalização, destacam-se:

  • Atendimento ao cliente – Com a digitalização, os clientes passaram a ser a prioridade das instituições financeiras. Optimizar a experiência do consumidor através de processos automatizados e, consequentemente, mais rápidos, aumenta a confiança por parte dos clientes e leva a que se tornem fiéis, mas também que surjam mais consumidores.
  • Modelos de negócio – A transformação digital fez com que o sector financeiro encontrasse novas formas de fazer negócio, de encontrar novos clientes e de aproveitar oportunidades de investimento forma mais efectiva.
  • Produtos e serviços – Com a digitalização, este sector conseguiu tornar os seus produtos e soluções mais inovadores e apresentar melhores taxas, tarifas e remunerações.
  • Transacções – A digitalização trouxe ainda formas mais convenientes e eficientes de fazer pagamentos e transferências.
  • Segurança – Com as tecnologias emergentes, o sector financeiro reforçou os seus sistemas de segurança de forma a salvaguardar transacções e mitigar riscos.

 

Tecnologias mais utilizadas na transformação digital do sector

Para levar a cabo a transformação digital do sector financeiro, as instituições têm-se apoiado nas diversas tecnologias emergentes.

A inteligência artificial, por exemplo, é utilizada para optimizar chatbots e melhorar a experiência dos clientes, para automatizar processos e detectar potenciais riscos.

Em conjunto com a IA, Cloud Computing é outra das tecnologias emergentes que mais contribui para a transformação digital deste sector, especialmente para reduzir os custos e o tempo das transacções, assim como assegurar a protecção dos dados dos clientes.

De forma a inovar nos seus produtos e serviços, as instituições financeiras têm também apostado em tecnologias como Machine Learning e Big Data. Assim, conseguem uma melhor gestão e análise de dados para fazer escolhas mais proveitosas tanto para o negócio como para os clientes.

Por sua vez, os dispositivos Internet of Things (IoT) também tiveram uma grande contribuição para a digitalização do sector financeiro, permitindo fazer pagamentos e outras transações mais convenientemente e sem precisar de dinheiro físico.

Por último, a tecnologia Blockchain foi das que mais contribuiu para aumentar a eficiência das soluções financeiras, para aumentar o nível de segurança das transacções e também para activar contratos inteligentes e outros acordos.

 

O papel da consultoria em tecnologia

A consultoria tem um papel essencial no sector tecnológico, em especial, na área FinTech. Através destes serviços, as empresas – e outras instituições financeiras – conseguem efectivamente focar-se no seu core business e deixar a implementação e gestão de processos a cargo dos consultores.

A transformação digital é um dos campos de trabalho da consultoria em tecnologia, dado que estas empresas aconselham acerca do uso da tecnologia ao serviço dos negócios. Dentro desta característica, estas fazem análise competitiva e de escalabilidade, assim como de segurança e avaliação dos riscos.

Além deste papel, os consultores de TI são especialistas em soluções tecnológicas e digitais, desde design até ao desenvolvimento de software, passando pela área das engenharias.

Com este expertise, os consultores conseguem ajudar as empresas a serem mais eficientes nos seus processos, a reduzirem custos de operação e, consequentemente, a tornarem-se mais competitivas.

 

A consultoria em FinTech

Os serviços de consultoria em Financial Technology (FinTech), aconselham e optimizam operações especificamente para entidades financeiras de forma que estas se mantenham inovadoras quanto aos seus produtos e competitivas.

A consultoria em FinTech é, portanto, uma das formas de impulsionar a transformação digital no sector financeiro e a modernização das operações rotineiras de uma empresa. Com o expertise em tecnologia e mercado financeiro dos consultores desta área, as empresas têm acesso a análises de risco detalhadas, a implementação de processos tecnológicos, optimização de recursos, entre outros.

Além do mais, se a empresa a requisitar serviços de consultoria estiver já ligada ao ramo de FinTech, os consultores podem ser uma mais-valia no desenvolvimento de software e manutenção do mesmo, assim como ser no ultrapassar de desafios.

A consultoria em FinTech é, então, um instrumento para as empresas do sector serem mais eficientes e competitivas.

 

Os consultores tecnológicos e a competitividade no sector FinTech

Os consultores tecnológicos são os actores principais no mundo da consultoria em FinTech, já que são eles que contribuem para melhorar a productividade e eficiência. Estes profissionais colaboram com instituições financeiras de inúmeras maneiras, entre as quais se destacam:

  • Avaliação de tendências;
  • Aconselhamento estratégico;
  • Integração da tecnologia com objectivos corporativos;
  • Implementação de soluções tecnológicas em processos já existentes.

 

Conclusão

A transformação digital no sector financeiro mudou fundamentalmente o modo como se fazem transacções e investimentos. Através das tecnologias emergentes, estes ficaram mais convenientes tanto para empresas como para os cidadãos.

As entidades financeiras viram, na digitalização do sector, uma forma de aumentar as vendas, melhorar o serviço de apoio ao cliente e fazer com que os processos financeiros ficassem mais eficientes. Para tal, e para se manterem competitivos, utilizaram tecnologias como IA, Machine Learning, Big Data e Blockchain.

Estas entidades têm contado, ao longo dos anos, com a ajuda de parceiros de consultoria, como a PrimeIT, de forma a levar a cabo a transformação tecnológica no sector financeiro. Estas empresas parceiras são essenciais para que os negócios consigam manter-se actualizados quanto a tendências de FinTech, processos e ferramentas.